quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Zines como patrimônio material e imaterial

Seminário Cabeças de Papel 3
A ONG Zinco - Centro de Estudo, Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa realiza, nos dias 30 de novembro, 1º, 2, 3 e 6 de dezembro, o Seminário Cabeças de Papel 3. Nesta edição, o evento tem como tema Zines como patrimônio material e imaterial e tem como objetivo discutir a criação da Zineteca de Fortaleza e conhecer outras experiências de arquivos públicos de zines.
A programação acontece em dois lugares da cidade, o CUCA Che Guevara (programação diurna) e CCBNB (programação noturna). Serão duas mesas expositivas, 4 oficinas simultâneas (fanzines, lambe-lambe, audiovisual e HQ/Cadernos Artesanais), o Fórum de Propostas e se encerra com o Zine-se, grande feira troca e distribuição de fanzines que existe há 9 anos na cidade.

A mesa de abertura (dia 1/12, quinta) tem como tema “Publicizando Arquivos Particulares – O que os zines guardam e para que guardá-los?” e trará Douglas Utescher – Zineiro e membro do coletivo Ugrapress (São Paulo), Fernanda Meireles – Diretora da ONG ZINCO e Juliana Buse – Professora do curso de Biblioteconomia da UFC.
A segunda mesa (sexta, dia 2/12), contará a experiência da Fanzinothéque de Poitiers, na França, que existe há 22 anos com o acervo de mais de 50 mil zines do mundo todo. Para essa mesa estarão presentes Cécile Guillemet – Diretora da Fanzinothèque, Stephane Le Garff – Presidente do Conselho Administrativo e Anne Gerárd – Secretária Municipal de Cultura de Poitiers. Representando Fortaleza nesse diálogo, Paulo Amoreira – Coordenador de Cultura Digital do CUCA Che Guevara, contará do percurso de criação da Gibiteca de Fortaleza.
Durante todo o sábado (3/12), das 9h às 17h, no Cuca Che Guevara, o Fórum de propostas se realizará com a participação de zineiros, artistas, gestores, educadores e interessados com o objetivo de traçar diretrizes para a criação da Zineteca de Fortaleza nas áreas de acervo, ações sócio-culturais, circulação, sustentabilidade e fases de implementação.

E como das outras edições, o Seminário termina com um grande Zine-se!, dessa vez incrementado pela apresentação do VJ Stepháne Le Garff, do coletivo Nyktalop Melodie, vídeos sobre fanzines e a exposição interativa Lado B. O encerramento acontecerá no saguão de entrada do CCBNB, a partir das 18h30, na terça (6/12). A pausa de dois dias na programação existe para que todos preparem seus fanzines e tragam para trocar, expor e distribuir.
As 4 oficinas: Fanzine, lambe-lambe, documentário e HQ/Cadernos Artesanais serão realizadas no Cuca Che Guevara, em 3 tardes (30/1, 1/12 e 2/12), ou seja, quarta, quinta e sexta, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no CUCA, com documento de identificação pessoal e comprovante de residência.
Outras edições: O Seminário Cabeças de Papel I ocorreu em novembro de 2005 e teve como tema Zine e Protagonismo. O Seminário Cabeças de Papel II ocorreu em julho de 2007 e voltou-se para o tema Zines e Educação, realizado com o prêmio do I Edital das Artes de Fortaleza, na área de Literatura. A terceira edição tem como intuito promover a discussão, produção, troca de difusão de experiências artísticas e culturais envolvendo o universo zineiro local, nacional e internacional.
SERVIÇO:
Seminário Cabeças de Papel III
Data: 30 de novembro, 1º, 2, 3 e 6 de dezembro de 2011.
Local: Cuca da Barra e CCBNB
e-mail: cabecasdepapel3@gmail.com

Outras informações: Jeanne Gomes –8713.2734 e 9656-3587

Nenhum comentário:

Postar um comentário